Alteração no fluxo de cartas consultas do FCO Rural
- JOSE LUIZ REIS
- 22 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Desde 17/07/2024 as cartas consultas do FCO Rural apresentadas ao Banco do Brasil passaram a ser enviadas oficialmente ao Centro de Operações e não mais às agências de relacionamento do cliente.
Com a mudança, o processo de carta consulta seguirá em paralelo à apresentação da proposta ao Banco, cabendo ao proponente ou seu representante/assistência técnica apresentar a carta consulta aprovada para a contratação efetiva da operação de crédito.
Com isso, as agências não terão mais acesso para acompanhar o andamento da carta consulta. No entanto, proponente e representante serão informados via e-mail, pela Sudeco, sobre cada passo do processo.
Veja como ficará o novo fluxo:
Cliente/representante cadastra a carta consulta no gov.br;
Centro de Operações do BB recebe e analisa a carta consulta de acordo com normas gerais do FCO e as regras específicas para o Mato Grosso do Sul de acordo com a finalidade do crédito;
Superintendência do BB recebe a carta consulta, emite parecer e envia ao CEIF/FCO
CEIF/FCO analisa, emite parecer e Deliberação sobre o pleito e disponibiliza ao proponente e representante para apresentação ao Banco através da agência de relacionamento.
A expectativa é que a especialização da análise dê mais agilidade no encaminhamento das cartas consultas, melhore a qualidade das informações prestadas e reduza a quantidade de diligências e informações complementares solicitadas pelo CEIF/FCO.
É importante ressaltar que a mudança sensibiliza neste primeiro momento apenas o FCO Rural, permanecendo o FCO Empresarial sem alterações.